quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Publicitando...

A comunicação sobre alimentação tem por base essencialmente duas correntes: a estruturalista e a funcionalista.


Segundo o pensamento estruturalista, toda a comunicação está inserida num contexto social e cultural, ou seja, baseia-se nas características apelativas de certos alimentos para determinados grupos alvo.


Por sua vez, o pensamento funcionalista baseia-se nos benefícios e características funcionais que determinados alimentos apresentam em prol do nosso estado de saúde e bem-estar.




No nosso ponto de vista, a crescente informação sobre os alimentos e seus efeitos na saúde tem suscitado a criação de “publicidade funcionalista”. Acreditamos que o facto de se saber que, por exemplo, o consumo de determinado produto vai reduzir o colesterol seja um forte argumento para aumentar a sua compra.
Mesmo assim, a publicidade que vai ao encontro da nossa cultura e que, por exemplo, inclui pessoas que vemos como modelos, transmite uma imagem muito cativante para o consumidor. Se determinado famoso de quem se gosta muito consume o produto, então deve mesmo ser bom!

Qual acham que é a corrente de publicidade alimentar que mais influencia o consumidor? Qual é a que tem melhores resultados?


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